Por que Adubar ?
Os solos do Brasil apresentam, em sua maioria, deficiências de um ou mais elementos nutrientes de que as plantas necessitam. Desta maneira, nenhum cultivo em terra desprovida destes nutrientes proporcionará uma boa produção. . Por isso, a adubação tem como finalidade principal a incorporação ao solo dos elementos que faltam a ele para que os cultivam produzam os rendimentos esperados.
Cabe aos técnicos a indicação de uma adubação correta, mediante a interpretação da análise da terra e pelo conhecimento do cultivo a ser formado. A adubação improvisada ou incompleta será anti-econômica. Por exemplo, se um solo for deficiente de fósfoto e potássio, apenas a aplicação de uma alta concentração de adubos fosfatados não apresentará os resultados esperados, pois a pequena quantidade de potássio não permitirá o bom rendimento da cultura realizada.
Por outro lado, no caso em que o solo seja deficiente em fósforo, mas com um baixo índice de saturação de base, não responderá ele, também, à adubação fosfatada, se o índice não for corrigido antecipadamente com a aplicação adequada de calcário. Mesmo uma terra bem provida de todos os nutrientes não dará bons resultados, se a sua acidez for prejudicial ao cultivo em realização. Consultar um técnico, no caso um engenheiro-agronômo, é o majs acertado para se adubar corretamente.