Como Coletar Amostras do Solo
Cada amostra de terra representa apenas uma determinada área do terreno, que apresenta uniformidade de aspecto, vegetação, topografia e uso. Quando o terreno destinado a uma determinada cultura for desuniforme, são necessárias várias amostras, cada uma representando uma área uniforme do mesmo.
• Se o terreno é ondulado, são retiradas amostras das partes alta, média e baixa;
• Se a cor do solo varia, devem ser separadas amostras das partes de terra escura, clara e vermelha.
• Se a textura for variável, recolhem-se amostras de locais arenosos e argilosos;
• Quando a vegetação for desuniforme, há a necessidade de se recolher uma amostra de solo para cada tipo de cobertura vegetal;
• Se o terreno foi usado de maneiras diferenciadas, também torna-se necessano uma amostra para cada parte diferente do terreno;
Com isso, conclui-se que são necessárias várias amostras para que se faça o levantamento completo de uma grande propriedade. Já no caso de ser feito o levantamento de uma determinada área destinada ao cultivo forrageiro, onde normalmente, não existem muitas variações. o número de amostras não deve ser grande.
As amostras compostas devem ser feitas quando o terreno apresentar muita dificuldade, em grandes áreas, a fim de que se possa conhecê-lo de forma mais exata.
A composta consiste em retirar-se diversas amostras de locais aparentemente unifofmes.
Uma vez misturadas, elas formarão a composta, que vai representar a média válida para a citada área, semelhante em seus aspectos anteriores.
Cada amostra de terra, simples ou composta, deverá ser formada por aproximadamente meio. quilo de terra. Para se coletar este material, deve-se proceder da seguinte maneira:
a) Primeiro, raspa-se, com a pá-de-corte, a camada superficial ( 1 a 2 cm) do terreno, para retirar a grama existente. Isto deve ser feito num quadro de meio metro de lado (50 cm).
b) No centro da área limpa, abre-se uma cova que tenha de lado a largura da pá e de profundidade, 15 a 20 cm. A terra retirada com esta escavação é posta de lado;
c) Numa das paredes da cova, retira-se, com a pá-de corte, uma fatia de terra de espessura uniforme, de cima para baixo. Esta é a terra que será remetida ao Laboratório de Análise de Solo ou ao da companhia de Adubos de sua preferência, para ser analisada. No caso de amostras compostas, a espessura deverá ser menor, pois a soma das diversas sub-amostras é que deverá fornecer o meio quilo necessário à análise;
d) Cada amostra de solo receberá um número que a identifique, ficando o local referenciado com o mesmo número.