A importância da Matéria Orgânica no Solo
A matéria orgânica é a vida do solo, sendo, portanto, elemento de máxima importância para sua fertilidade. Sem a melhora de suas condições, uma terra desprovida ou com baixos teores de matéria orgânica pouco ou nada produzirá. Estes, portanto, são alguns dos benefícios que a incorporação de matéria orgânica trará ao solo:
a) A melhora da estrutura de todos os solos, fazendo com que os arenosos fiquem menos soltos e os argilosos, menos compactados;
b) O aumento da capacidade de retenção da água no solo, fazendo com que os cultivas atravessem os períodos de secas em melhores condições:
c) O fornecimento de alimento aos microorganismos existentes no solo, permitindo, com isso, sua multiplicação. Estes solubilizam os minerais, colocando-os ao alcance das plantas;
d) Fornece as plantas os elementos nutrientes nela contidos, principalmente o nitrogênio; além disso, contribui para o armazenamento do potássio, do fósforo e outros elementos de nutrição.
e) A matéria orgânica ajuda a reduzir a erosão, favorecendo a rápida absorção das chuvas e evitando, com isso, o seu escorrimento pelo terreno.